Sei que essa compreensão não é fácil, mas é exatamente isso.
Ninguém é o que não consegue e se finge logo não consegue disfarçar por muito tempo.

Conseguir SER é uma grande batalha para muitos.
Alguns passam anos de suas vidas sem saber direito quem são, beirando ao sentimento de inadequação em realidades criadas que não são a sua.

Quando espera de alguém o que ela não é, muitas vezes ela tenta e até se esforça em ser quem você gostaria, mas suas características, fatores ambientais, as consequências do comportamento anterior logo ressaltam e sucumbem o que não é.

Entender que você é aquilo que consegue no instante presente pode ser o ponto de partida para estimular uma transformação que seja de dentro para fora.
Tudo que é superficial tende não tomar forma e/ou se perdurar por muito tempo.

Por isso, acolher o que consegue ser hoje é tão importante para que possa iniciar um processo de mudança com solidez.

Se hoje você é 20% de 100% aceitar isso é respeitar os seus processos para chegar a 50%, 60%, 80%….
Extremismos e autopunição constumam ser disfuncionais ainda mais quando se trata de ser humano.

Se você leu até aqui, agora vai ficar ainda melhor! 🙂

 

SER COM O OUTRO

Embora seja natural sentirmos desconforto quando algo ameace o nosso ser, agrida a nossa forma de pensar, desrespeite a nossa individualidade e forma de enxergar o mundo, existe o lado positivo disso.
Muitas vezes o outro nos faz enxergar o que não vemos em nós como se olhássemos no espelho, mas o reflexo devolvido vem de fora e essa noção é importante.
Estamos em relação constante com o outro e ser melhor do que ontem também está atrelado à convivência.
Se ontem você era mais rude e inflexível, por exemplo e sentiu vontade de mudar, vai refletir em sua relação com o outro naturalmente.

 

SER O QUE CONSEGUE PARA MAXIMIZAR

Mudanças no ser ocorrem lentamente e exige muita paciência.
Respeitar esse processo é fundamental para que a mudança se consolide.
Nossa mente não muda de uma hora para outra é um processo que envolve desconstruções, rompimentos, reconfiguração de pensamentos sobre questões que envolvam a mudança, fazer sentido naquilo que esteja fazendo para mudar e uma série de questões complexas que envolvem o ser humano.
Porém, quem persiste colhe os frutos da maximização do ser.
Quando você começa a perceber que aquele velho ser vai ficando para trás, quando abandona tudo o que lhe apequena, reduz e traz resultados insatisfatórios para a sua vida.
A maximização para ser melhor pode demorar, mas ela chega e isso se dá através do envolvimento com o processo e aceitação do que é hoje.

NÃO SOMOS, ESTAMOS.

Nada é estático tampouco o ser humano e o movimento de vida sinaliza isso.
Hoje estamos e amanhã estaremos de outro jeito. Isso não significa que sejamos sempre melhores.
Cada fase de vida desperta um lado nosso que às vezes pode ser negativo e autodepreciativo o que pode acarretar sentimentos de tristeza e culminar em processo depressivo. Afinal, não somos um contínuo feliz e ininterrupto.
Há os períodos de dificuldade maior, feridas íntimas que quando não são cicatrizadas adequadamente, podem latejar em algum momento.
Por isso, é tão necessário nos conhecermos para que nessas situações se tenha a compreensão de que nada é, apenas está e deixar de ser triste, autodepreciativo, angustiado também depende de um movimento diferente que seja de dentro para fora. Se permitir sair do lugar que esteja para ser mais feliz consigo e com o mundo que o cerca.

EXPECTATIVAS ALHEIAS

Em maior ou menor grau o ser humano cria expectativas em si e no outro.
Quando a expectativa é nossa é mais fácil administrar, mas se é do outro em nós, a pressão aumenta e é prejudicial aquilo que estamos construindo e a história de cada um.
Cada pessoa possui suas próprias características, personalidade, desafios a enfrentar sobre si, virtudes, fragilidades e o outro não sabe o que se passa exatamente em sua vida.
Não se deixe pressionar pelas expectativas que venham de fora. Isso atrapalha o seu desenvolvimento na busca de melhoria e contrução do ser.

 

SER MELHOR EXIGE SAIR DA SUPERFICIALIDADE

Melhorar em qualquer aspecto na vida se faz necessário deixar o imediatismo e o prazer momentâneo para segundo plano.
Exemplo: se eu desejo melhorar a minha qualidade de vida alguns prazeres imediatistas terão que ser revistos como o uso exagerado de bebida alcoólica, qualidade do sono, relacionamentos, como lido comigo mesmo, espiritualidade, área financeira, sonhos engavetados, exercitar-se, cultivo de hábitos saudáveis etc.
Tudo isso vai contar para chegar nos 100% de si que almeja.
Todavia, essas melhorias exigem profundidade e isso está fora da esfera da superficialidade.
Hoje eu faço, amanhã também e depois também e assim quem você deseja ser começa a surgir.
A partir de uma construção sólida distante da superfície rasa.

Um abraço,

Priscila Valério
CRP: 5/44811